Guarda Municipal faz monitoramento e garante monumento a Zumbi sem pichação no Dia da Consciência Negra em Belford Roxo
quarta-feira, 21 de novembro de 2012Pela primeira vez em muitos anos o monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, não amanheceu pichado no Dia da Consciência Negra. Desde a segunda-feira passada, a guarda municipal realizou plantões no local para impedir o vandalismo. Apesar da chuva, cerca de 500 pessoas participam do evento de celebração da cultura negra. Neste momento, a Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas, de Belford Roxo, realiza uma apresentação aos pés da estátua de Zumbi.
Para Paulo Roberto dos Santos, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), o fato de o monumento não ter sido danificado simboliza os avanços que o movimento negro tem conseguido.
– Estamos aqui para comemorar algumas vitórias da igualdade racial – disse Paulo Roberto, dando exemplos de conquistas recentes: – Citaria o sistema de cotas para negros em universidades públicas e a diminuição da disparidade salarial entre negros e não negros. Estamos conseguindo empregos de qualidade.
A tradicional lavagem do monumento de Zumbi dos Palmares ocorreu por volta das 6h, sob o comando da Ekede Maria Moura, que também se surpreendeu com o fato de o busto não ter sido pichado.
– Senti dentro de mim que realmente a cidade está mudando. A segurança está melhor e as pessoas estão se respeitando – disse a Maria Moura, que também coordena a lavagem do sambódromo antes dos desfiles das escolas de samba:
– A lavagem é feita com água de cheiro e só pode ser realizada por mulheres de terreiro. Enquanto lavamos, pedimos a nossos orixás paz para o Rio de Janeiro e respeito entre as pessoas, ao mesmo tempo em que afastamos maus fluídos – explica Maria Moura, do terreiro Tumbajussara, em São João de Meriti.
Também presente à manifestação, Elias dos Santos veio representar o Quilombo Preto Ferro, formado por 80 pessoas. Situado em Cabo Frio, foi o primeiro do Brasil a conseguir o Registro Geral de Imóveis, documento entregue no Palácio Guanabara, em março deste ano.
– Agora, podemos cultivar nossa terra em paz, livres da especulação imobiliária. Antes, recebíamos constantemente pressões de grilheiros e de empresários, nós podíamos sem plantar. Temos que comemorar.
Fonte: Jornal Extra
Mais notícias sobre Belford Roxo:
- Padrasto confessa que matou menino de sete anos eletrocutado em Belford Roxo
- Parada Gay de Belford Roxo 2013 espera reunir 50 mil pessoas
- Governo do Estado reforça as ações do programa Limpa Rio Baixada em Belford Roxo
- Atraso escolar:cerca de 1.600 crianças estão em programas especiais de aprendizado em Belford Roxo e região
- Carnaval de Belford Roxo terá seis dias de festa


